quinta-feira, 28 de junho de 2012

3ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro



O Núcleo Pedagógico parabeniza aos professores de nossa Diretoria de Ensino que se inscreveram na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.

A Coleção da Olimpíada 2012 será enviada a todas as escolas públicas e secretarias de educação no mês de junho deste ano.

Lembramos que esse material é o mesmo que foi enviado em 2010. Portanto, os professores já podem começar o trabalho em sala de aula com o material que já possuem.

Procure a Coleção na sua escola, ou em outras  escolas do seu município!

A maior parte das produções da Olimpíada também está disponível online em: www.escrevendoofuturo.org.br.

Para acessar a coleção você deve estar logado na comunidade. Infelizmente o material não está disponível para download/impressão.


ESCOLAS PARTICIPANTES
 (atualizado em 28/06)

Bertioga


 Cubatão

 Guarujá


 Santos


Aproveito para comunicar que em AGOSTO teremos Orientação Técnica sobre CRÔNICA e ARTIGO DE OPINIÃO, para os professores do Ensino Médio que se inscreveram na Olimpíada.


Jovem Senador




O Projeto Jovem Senador


O tema da quinta edição do Concurso de Redação de 2012 é "Meu município, meu Brasil". São convidados a participar todos os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio (inclusive EJA) de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade de 16 a 19 anos.

Os 27 finalistas no Concurso de Redação – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para participar do Projeto Jovem Senador e terão a oportunidade de simular, durante três dias, em Brasília, a atuação dos Senadores da República, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do nosso País.

Além disso, os finalistas serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal.

As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), publicações técnicas e multimídia produzidas pelo Senado Federal e certificado de participação.

Para mais informações envie sua mensagem para jovemsenador@senado.gov.br.


PCNP RESPONSÁVEIS:
VIVIANE MARTINS – LÍNGUA PORTUGUESA
DANILZA SOARES – PROJETOS
(13) 32022445


Para ver o material da videoconferência clique aqui


Download do REGULAMENTO


Aguardamos a sua participação!
Recebimento das Redações até dia 15/08, na DE




domingo, 17 de junho de 2012

REDEFOR - III Encontro Presencial na Diretoria de Ensino

ATIVIDADE 

Após assistir aos vídeos e fazer uma reflexão sobre a questão de como a escola pode dialogar com estar culturas juvenis urbanas, poste seu comentário (individual ou em grupo), aqui no blog.
Não esqueça de se identificar, assim como de dizer de qual disciplina você é cursista.

PARA A ESCOLA ADOTAR O ESTILO DE TRABALHO DOS “COLETIVOS”, QUE MUDANÇAS SERIAM NECESSÁRIAS?


E não esqueça: verifique no AVA de seu curso a atividade dissertativa que você deverá postar, assim como a data limite para a finalização da mesma.


Bom trabalho a todos!!!

REDEFOR - III Encontro Presencial na Diretoria de Ensino


REVERSE GRAFFITI

Que leva os grafiteiros a limparem paredes e espaços públicos para criar diversas imagens que lembram o quão poluído é o ambiente em que vivemos. A técnica não tem muito mistério. Esponjas, jatos de água e espátulas ajudam a raspar a sujeira incrustada nas paredes, grades e muros das grandes (e poluídas) metrópoles. Em alguns casos, molduras de madeira ajudam a criar formas e reforçar o contraste que a água deixa nos lugares cobertos de fuligem. Idealizador e pioneiro na técnica, o artista e grafiteiro americano Paulo Curtis, o "Moose", diz que às vezes sente dificuldade em explicar às pessoas o que faz. “Eu digo às pessoas que eu faço arte através da limpeza”, conta.
Para ele, mais do que apenas embelezar os locais públicos, suas instalações têm o poder de chamar a atenção da população de uma forma especial. “Mostrar o quanto uma parede está suja limpandoa atrai as pessoas imediatamente. É como uma compreensão fria de que o mundo está realmente sujo”, diz.
Munido de lenços, água e escovões, os grafiteiros criam obras a partir da sujeira. “Não há crime em limpar”. Outra vantagem do Reverse Graffiti é a liberdade que os artistas têm de “grafitarem” muros e paredes inteiras sem medo de repreensão, afinal, pixar é crime, mas limpar não.
"Essa é a beleza do projeto”, afirma o grafiteiro africano e adepto do Reverse Graffiti, Martin Pace. “Alguns
Caras da polícia já nos pararam no meio do dia e perguntaram se nós estávamos sendo pagos para fazermos os grafites. Quando dissemos que não, eles mostraram o polegar para cima e disseram para continuarmos pintando”, conta. Quem não teve tanta sorte foi o brasileiro Alexandre Orion.
Após limpar as grades da passagem subterrânea entre a avenida Europa e a avenida Cidade Jardim, criando uma Imagem de caveiras ao longo de todo o túnel, ele viu sua obra ser destruída pela prefeitura, que ordenou a limpeza do  local logo após o fim da ação.
"Durante a madrugada que trabalhei na 'limpeza' o túnel, foram várias as abordagens policiais. Porém, como previsto, ninguém podia me impedir de desenhar caveiras no túnel. Não havia crime em 'limpar'. O crime era ambiental: poluição para ninguém botar defeito. Só existia uma forma de impedir a 'limpeza' a minha maneira, limpando também", conclui.

Assista aos vídeos:



REDEFOR - III Encontro Presencial na Diretoria de Ensino


GRAFITE

Os Gêmeos – são uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos da Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram, o Cambuci, e gradualmente tornaramse uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite. 


Assista aos vídeos:








REDEFOR - III Encontro Presencial na Diretoria de Ensino


PIXO

Considere o trecho:
1) “Essa prática vem das manifestações políticas dos anos (19)60, e foi mudando muito ao longo do tempo. Das palavras de ordem contra a ditadura até frases de efeito como “Celacanto provoca maremoto” (titulo de um episódio da sério National Kid), “Rendam-se terráqueos” e “Sou pipou”, que conquistaram territórios pelo nonsense no fim dos anos 70, chegamos ao estágio da identificação codificada, a divisão entre turmas com nomes e estilos de caligrafia próprios. Pelo menos foi aí que eu cheguei, em uma cidade lotada de propagandas legais e ilegais, que mudou muito e continua igual até hoje. Essa transição para as letras gigantescas e organizações em grupos tem ligação direta com a cultura hip hop estadunidense: entre outras entradas, na metade da década de 80 foi exibido nas salas de cinema daqui o filme “Beat Street” que, apesar de um roteiro águacomaçúcar, mostra claramente a organização dos grafiteiros.” (André Maleronka, Pixo, as marcas de SP, disponível em hfp://www.overmundo.com.br/overblog/pixo-asmarcasdesp, acesso em 29/04/2011).

Assista aos vídeos:





REDEFOR - III Encontro Presencial na Diretoria de Ensino


STREET DANCE

As primeiras influências surgiram na época da grande crise econômica dos [EUA], em [1929], quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o DJ kool D.J. Herth lançou essa dança através do Funk (não confundir com o funk carioca).  Breaking, uma das vertentes dos Street Dances, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente. No Brasil, os dançarinos incorporaram novos elementos à dança. Existem dois tipos de street dances:
- Street dances vinculada a Cultura Hip Hop, grupos ou crews;
Street dances vinculada às academias e estúdios de dança.
Podemos caracterizar o Street Dances como:
Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade;
Um ritmo, onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais.
Uma dança com maioria de dançarinos homens, porém hoje encontra-se um maior espaço para as mulheres.
São usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes, algumas músicas eletrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breakbeats.
A Street Dances, quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês quadril; Hop - pulo), toma um outro sentido na história e em sua formação. Existem vários estilos de dança dentro do Hip Hop temos:
O Breaking, executados pelos B.Boys ou B.Girls.
O Locking, executados por lockers.
O Popping, executado por poppers.
O Hip Hop Dance (New Style Dance), executado pelos hip hop dancers.
O House Dance, executado por house dancers. 

Assista ao vídeo:

REDEFOR - III Encontro Presencial na Diretoria de Ensino

PARKOUR


Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art Du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é moverse de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses. O parkour foi criado na França, em Sarcelles, Lisses and Evry por David Belle. Quem pratica o esporte urbano Parkour é traceur.



Seguem os vídeos:





segunda-feira, 11 de junho de 2012

III Encontro Presencial da DE - REDEFOR

Olá, colegas cursistas!

Sábado, 16/06/2012, acontecerá o III Encontro Presencial da Diretoria de Ensino para todos os participantes do Redefor.

Nosso encontro será das 9h às 13h, na E.E. Primo Ferreira, localizada na:


Rua Dom Pedro I, 58
Vila Belmiro
Santos - SP
(Próximo ao Estádio do Santos F.C)




O link para assistir o material da videoconferência do III Encontro Presencial DE está aqui.

Material O.T. Língua Portuguesa - Avaliação Diagnóstica

Professores! 


Estou disponibilizando os slides apresentados na nossa primeira Orientação Técnica, do dia 30/05/2012, os quais abordaram o panorama de nossa Diretoria de Ensino com relação à Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa.


Clique aqui para o download do material da O.T.


Um abraço!